Com Daniel Schwabe
Planilha com os exemplos de Query e Operações de contexto em H4: aqui
Query Rewrite by Contextual Meta-Query: transformar uma consulta em grafo (K) com contexto incompleto em uma consulta em grafo (K') com contexto completo (em relação ao CKG)
Tradutor NL em GQL: também faria uma meta-query para descobrir se existe um contexto que possa ligar duas entidades ou alegações no casos onde não encontrou um grafo de caminho mínimo (Steiner Tree). A meta-query seria para encontrar o que há de contexto em comum. Períodos sobrepostos ou consecutivos. Locais na mesma região ou próximos. Fontes com linha ideológica similar. Não é algoritmo de caminho usando igualdade de rótulos, o caminho depende de uma distância/proximidade semântica que está relacionada com o tipo de contexto.
Exemplo: Duas alegações citadas em um mesmo documento, é uma relação implícita que com a exploração do contexto pode ser revelada de modo explícito. A interpretação semântica para determinar se esta relação é relevante depende do uso.
Exemplo de Contexto de Localização: 1) Criar outra propriedade que agrupe o que é Brasil. 2) Fixar a semântica de Brasil em um nó existente com contexto espacial e temporal.
Fontes das alegações podem ter linhas ideológicas
- Segundo fonte X, <Alegação 1>
- Segundo fonte Y, <Alegação 1>
- Y alinhamento ideológico Direita, é um Blog
- X alinhamento ideológico Direita, é uma Mídia Tradicional (Jornal)
Exemplo de violência de gênero, ofensas sexistas ou não.
Premissa: a interface que converte LN em Graph Query sempre irá gerar uma consulta SEMANTICAMENTE correta podendo estar incompleta em relação ao CONTEXTO.
O processamento da Graph Query K para gerar a K' completa em relação ao Contexto.
- Meta-Query
1) Qualificadores dos Relacionamentos e Propriedades
(?c1, ckg:Contextualizes, <<claim predicate>>. ?C {label = ?C.label}, ckg:Represented By, ?c1)
2) Relacionamentos e Propriedades de Entidades ou Conceitos
(<<Id da Entidade ou Conceito>>, ?c1, ?valor . ?C {label = ?C.label}, ckg:Represented By, ?c1)
Observação: No caso das Meta-queries sobre as instâncias (entidades e conceitos), o contexto pode não estar definido para uma determinada entidade uma vez que o KG é incompleto e isto não vai ser identificável. No caso das Meta-queries sobre os predicados X qualificadores, é possível identificar a incompletude do KG.
- Operações com os contextos
Algebra dos Contextos.
Função MAXIMAL que aplica todas as operações da Algebra do Contexto envolvido. Poderia ser configurável para qual o mínimo como default ou aplicar todas sempre, retorna quais são aplicáveis. Pode ser qualquer Algebra para aquele valor de contra domínio do Contexto.
Reescrita em relação ao Contexto Conhecido
A Algebra do Contradomínio de Contexto também pode ser aplicada nas respostas mas é opcional e depende do nível de cooperatividade esperado. Instanciar as inferências seria uma otimização e pode tornar mais completa a resposta mas quanto usar? quando parar? Criando as regras o limite de extrair contexto implícito seria do interesse de quem formular regras como o engenheiro do KG. Isto demonstraria que o modelo suporta mas não precisa ser exaustivo.
Similaridade ou Distância Semântica entre Fontes: qual é a relação de interesse? Depende do domínio, da tarefa, do objetivo. O resultado de funções poderia se transformar em aresta no grafo ligando Fonte X e Y (instanciar/materializar). Também serve para as entidades / instâncias do KG que não representam contexto e dependem da modelagem do domínio.
A Algebra de Contexto de Ontologias aplicada a CKG, ainda por tentativa de aproximação. Poderá ser útil na Engenharia do KG mas as mudanças podem afetar a camada do CKG que precisaria ser mapeada novamente. Novo qualificador "parte de" em caso de Integração de entidades para gerar uma entidade abstrata a ser associado a todas as alegações que referenciavam as entidades concretas originais. O engenheiro de KG poderia otimizar a representação em função das consultas realizadas.
Outra abordagem seria gerar uma nova alegação resumo e manter as alegações originais como contexto de proveniência (qualificador origem no exemplo do Brasil Colonial) além de explicar quem fez a inferência.
Finalização e Próximos Passos
- exemplo de proveniência: redes sociais
- exemplo espaço temporal: finalizar
- integração de contexto não entraria na melhor resposta mas na engenharia da CKG
- a algebra do contradomínio de cada contexto (data, coordenadas, strings, números, etc...) poderia ser usadas na melhor resposta através de regras para extrair contexto implícito
Rever meta-query sobre Entidades e Conceitos considerando um tipo provável e a regra. Pensar atributos como relações com literais (fazendo analogia com propriedades)
ResponderExcluir(?c1, ckg:Contextualizes, ?tipo.
Excluir[id entidade], ?c1, ?valor .
[id entidade], rdf:type, ?tipo.
?C {label = ?C.label}, ckg:Represented By, ?c1
(?c1, ckg:Contextualizes, ?tipo.
Excluir?C {label = ?C.label}, ckg:Represented By, ?c1
Existe {[id entidade], ?c1, ?valor . [ qq entidade], rdf:type, ?tipo.}
OU
(?c1, ckg:Contextualizes, ?tipo.
?C {label = ?C.label}, ckg:Represented By, ?c1
Existe {[qq entidade], ?c1, ?valor . [ id entidade], rdf:type, ?tipo.}
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir