Pular para o conteúdo principal

Reunião de Orientação - 01 de Junho de 2023

Com Daniel Schwabe

Planilha com os exemplos de Query e Operações de contexto em H4: aqui

Query Rewrite by Contextual Meta-Query: transformar uma consulta em grafo (K) com contexto incompleto em uma consulta em grafo (K') com contexto completo (em relação ao CKG)

Tradutor NL em GQL: também faria uma meta-query para descobrir se existe um contexto que possa ligar duas entidades ou alegações no casos onde não encontrou um grafo de caminho mínimo (Steiner Tree). A meta-query seria para encontrar o que há de contexto em comum. Períodos sobrepostos ou consecutivos. Locais na mesma região ou próximos. Fontes com linha ideológica similar. Não é algoritmo de caminho usando igualdade de rótulos, o caminho depende de uma distância/proximidade semântica que está relacionada com o tipo de contexto.

Exemplo: Duas alegações citadas em um mesmo documento, é uma relação implícita que com a exploração do contexto pode ser revelada de modo explícito. A interpretação semântica para determinar se esta relação é relevante depende do uso. 

Exemplo de Contexto de Localização: 1) Criar outra propriedade que agrupe o que é Brasil. 2) Fixar a semântica de Brasil em um nó existente com contexto espacial e temporal.

Fontes das alegações podem ter linhas ideológicas

  • Segundo fonte X, <Alegação 1>
  • Segundo fonte Y, <Alegação 1>
  • Y alinhamento ideológico Direita, é um Blog
  • X alinhamento ideológico Direita, é uma Mídia Tradicional (Jornal)

Exemplo de violência de gênero, ofensas sexistas ou não. 

Premissa: a interface que converte LN em Graph Query sempre irá gerar uma consulta SEMANTICAMENTE correta podendo estar incompleta em relação ao CONTEXTO. 

O processamento da Graph Query K para gerar a K' completa em relação ao Contexto. 

- Meta-Query

1) Qualificadores dos Relacionamentos e Propriedades

(?c1, ckg:Contextualizes, <<claim predicate>>. ?C {label = ?C.label}, ckg:Represented By, ?c1) 

2) Relacionamentos e Propriedades de Entidades ou Conceitos

(<<Id da Entidade ou Conceito>>, ?c1, ?valor . ?C {label = ?C.label}, ckg:Represented By, ?c1) 

Observação: No caso das Meta-queries sobre as instâncias (entidades e conceitos), o contexto pode não estar definido para uma determinada entidade uma vez que o KG é incompleto e isto não vai ser identificável. No caso das Meta-queries sobre os predicados X qualificadores, é possível identificar a incompletude do KG.

- Operações com os contextos

Algebra dos Contextos. 

Função MAXIMAL que aplica todas as operações da Algebra do Contexto envolvido. Poderia ser configurável para qual o mínimo como default ou aplicar todas sempre, retorna quais são aplicáveis. Pode ser qualquer Algebra para aquele valor de contra domínio do Contexto.

Reescrita em relação ao Contexto Conhecido

A Algebra do Contradomínio de Contexto também pode ser aplicada nas respostas mas é opcional e depende do nível de cooperatividade esperado. Instanciar as inferências seria uma otimização e pode tornar mais completa a resposta mas quanto usar? quando parar? Criando as regras o limite de extrair contexto implícito seria do interesse de quem formular regras como o engenheiro do KG. Isto demonstraria que o modelo suporta mas não precisa ser exaustivo. 

Similaridade ou Distância Semântica entre Fontes: qual é a relação de interesse? Depende do domínio, da tarefa, do objetivo.  O resultado de funções poderia se transformar em aresta no grafo ligando Fonte X e Y (instanciar/materializar). Também serve para as entidades / instâncias do KG que não representam contexto e dependem da modelagem do domínio.

A Algebra de Contexto de Ontologias aplicada a CKG, ainda por tentativa de aproximação. Poderá ser útil na Engenharia do KG mas as mudanças podem afetar a camada do CKG que precisaria ser mapeada novamente. Novo qualificador "parte de" em caso de Integração de entidades para gerar uma entidade abstrata a ser associado a todas as alegações que referenciavam as entidades concretas originais. O engenheiro de KG poderia otimizar a representação em função das consultas realizadas. 

Outra abordagem seria gerar uma nova alegação resumo e manter as alegações originais como contexto de proveniência (qualificador origem no exemplo do Brasil Colonial) além de explicar quem fez a inferência. 

Finalização e Próximos Passos

  • exemplo de proveniência: redes sociais 
  • exemplo espaço temporal: finalizar
  • integração de contexto não entraria na melhor resposta mas na engenharia da CKG
  • a algebra do contradomínio de cada contexto (data, coordenadas, strings, números, etc...) poderia ser usadas na melhor resposta através de regras para extrair contexto implícito


Comentários

  1. Rever meta-query sobre Entidades e Conceitos considerando um tipo provável e a regra. Pensar atributos como relações com literais (fazendo analogia com propriedades)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. (?c1, ckg:Contextualizes, ?tipo.
      [id entidade], ?c1, ?valor .
      [id entidade], rdf:type, ?tipo.
      ?C {label = ?C.label}, ckg:Represented By, ?c1

      Excluir
    2. (?c1, ckg:Contextualizes, ?tipo.
      ?C {label = ?C.label}, ckg:Represented By, ?c1
      Existe {[id entidade], ?c1, ?valor . [ qq entidade], rdf:type, ?tipo.}

      OU

      (?c1, ckg:Contextualizes, ?tipo.
      ?C {label = ?C.label}, ckg:Represented By, ?c1
      Existe {[qq entidade], ?c1, ?valor . [ id entidade], rdf:type, ?tipo.}

      Excluir

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para comentar. Críticas construtivas são sempre bem vindas.

Postagens mais visitadas deste blog

Connected Papers: Uma abordagem alternativa para revisão da literatura

Durante um projeto de pesquisa podemos encontrar um artigo que nos identificamos em termos de problema de pesquisa e também de solução. Então surge a vontade de saber como essa área de pesquisa se desenvolveu até chegar a esse ponto ou quais desdobramentos ocorreram a partir dessa solução proposta para identificar o estado da arte nesse tema. Podemos seguir duas abordagens:  realizar uma revisão sistemática usando palavras chaves que melhor caracterizam o tema em bibliotecas digitais de referência para encontrar artigos relacionados ou realizar snowballing ancorado nesse artigo que identificamos previamente, explorando os artigos citados (backward) ou os artigos que o citam (forward)  Mas a ferramenta Connected Papers propõe uma abordagem alternativa para essa busca. O problema inicial é dado um artigo de interesse, precisamos encontrar outros artigos relacionados de "certa forma". Find different methods and approaches to the same subject Track down the state of the art rese...

Knowledge Graph Embedding with Triple Context - Leitura de Abstract

  Jun Shi, Huan Gao, Guilin Qi, and Zhangquan Zhou. 2017. Knowledge Graph Embedding with Triple Context. In Proceedings of the 2017 ACM on Conference on Information and Knowledge Management (CIKM '17). Association for Computing Machinery, New York, NY, USA, 2299–2302. https://doi.org/10.1145/3132847.3133119 ABSTRACT Knowledge graph embedding, which aims to represent entities and relations in vector spaces, has shown outstanding performance on a few knowledge graph completion tasks. Most existing methods are based on the assumption that a knowledge graph is a set of separate triples, ignoring rich graph features, i.e., structural information in the graph. In this paper, we take advantages of structures in knowledge graphs, especially local structures around a triple, which we refer to as triple context. We then propose a Triple-Context-based knowledge Embedding model (TCE). For each triple, two kinds of structure information are considered as its context in the graph; one is the out...

KnOD 2021

Beyond Facts: Online Discourse and Knowledge Graphs A preface to the proceedings of the 1st International Workshop on Knowledge Graphs for Online Discourse Analysis (KnOD 2021, co-located with TheWebConf’21) https://ceur-ws.org/Vol-2877/preface.pdf https://knod2021.wordpress.com/   ABSTRACT Expressing opinions and interacting with others on the Web has led to the production of an abundance of online discourse data, such as claims and viewpoints on controversial topics, their sources and contexts . This data constitutes a valuable source of insights for studies into misinformation spread, bias reinforcement, echo chambers or political agenda setting. While knowledge graphs promise to provide the key to a Web of structured information, they are mainly focused on facts without keeping track of the diversity, connection or temporal evolution of online discourse data. As opposed to facts, claims are inherently more complex. Their interpretation strongly depends on the context and a vari...