No primeiro post foram detalhados os 6 primeiros vídeos do canal do Youtube do professor Eduardo Ogasawara do CEFET/RJ
Mais 3 vídeos foram disponibilizados e estão comentados a seguir:
Gráficos, Figuras e Tabelas (33 minutos) - como apresentar os resultados das avaliações experimentais. Gráficos: associar análises dos resultados a cada gráfico apresentado, problemas comuns na montagem de gráficos (não usar todo eixo X ou Y, não usar área útil com uma escala adequada a ver o comportamento dos números, não marcar os pontos de observação da série, inconsistência no uso de cores ), escala logarítmica x linear, eixo X para a variável independente e Y para a dependente (resposta), escrever boas legendas para os gráficos, observar se diferenças entre variáveis apresentadas em gráficos separados podem atrapalhar a interpretação dos resultados. Diagramas devem ser pensados de acordo com o propósito, trata-se de uma abstração e cada elemento deve ser explicado no texto, rótulos das ligações e setas para dar semântica, setas bidirecionais podem ser simplificadas para evitar poluir (se a notação permitir), usar notação conhecida ou manter a consistência da semântica (o que cada forma significa). Tabelas devem ser abertas e livres (não densas), unidade de apresentação, sumarizar algumas linhas ou colunas.
Formalização matemática e de algoritmos (31 minutos) - a capacidade de formalizar matematicamente torna a contribuição mais compreensível do que o modo verboso (texto, explicações), ler e depois reler os artigos que apresentam essa formalização para compreender, use frases simples, use conceitos adequados como expressão, equação e inequação, defina conceitos e terminologia utilizados, Teorema é uma proposição verdadeira muito importantes, Lema é uma proposição verdadeira usada para provar outros Lemas ou Teoremas, Corolário é a conclusão do Lema, Prova explica pq é verdadeira, Conjectura não existe prova de ser verdadeiro, Axioma é uma suposição básica. Formalização traz clareza (slide 7, minuto 18, ótimo exemplo), nomenclatura matemática já conhecida deve ser respeitada, consistência da notação, diferença entre letras em maiúsculo e minúsculo. Algoritmo deve descrever os passos, os dados de entrada e saída (input e output), as estruturas de dados internas (variáveis), propriedades de correção e análise da complexidade (e comparação com o estado da arte), dê preferência ao pseudocódigo para a apresentação, pode decompor em funções para facilitar a apresentação por partes.
Elaboração de proposta de pesquisa e execução de pesquisa (36 minutos) - estabelecer o objetivo de pesquisa, a motivação deve justificar o objetivo (baseado em citações de outros trabalhos), definir o problema e como resolver, definir as avaliações a serem realizadas, Hipótese de trabalho (relacionada ao problema), identificar trabalhos semelhantes mas que ainda não resolveram o problema em todos os aspectos, Revisão bibliográfica no tema de pesquisa para identificar o estado da arte e os problemas em aberto, o objetivo de pesquisa deve vir de problemas em aberto, a maioria das pesquisas são incrementais e vc pode aumentar o escopo da hipótese a partir de pequenos avanços nos resultados (começar grande/ambicioso pode ser mais difícil de atingir). Além da prova de teoria, uma avaliação experimental pode ser usada para provar a hipótese através de uma análise estatística dos dados coletados e é importante lembrar que correlação não implica em causalidade. Outra possibilidade são os estudos de caso mas vai requerer uma boa capacidade de argumentação. Pesquisa é um projeto com tempo definido e um único deadline claro (a conclusão), é importante ter metas intermediárias para melhor acompanhamento, pode seguir um modelo iterativo ( e também o cascata), planeja como coletar os dados e como apresentar os resultados, escreva ao longo da pesquisa (não deixe para o final).
Considerar essas anotações ao escolher o problema de pesquisa e desenvolvê-lo, principalmente se tratando de um Doutorado
ResponderExcluir