Apresentando o exemplo do H4 - História Geo-Politica do Brasil
Dimensões: Temporal, Localização, Proveniência e Domínio
Tipo de Contexto Genérico: é um tipo onde o engenheiro especifique que é importante mapear como contexto mas sem detalhar qual
Exemplos de consulta
1) Estado do Brasil: caso onde o usuário conhece a entidade que existe no grafo
2) Brasil Colonial: caso onde o usuário não conhece as entidades concretas mas tem uma entidade abstrata em seu modelo mental que corresponde ao um período histórico
A interface traduz para 3 nós de entidades concretas na consulta
3) Brasil de acordo com um sistema administrativo concreto: a interface constrói a query como um sub-grafo mas a query está incompleta quanto ao contexto.
A query está sintaticamente correta e produz um resultado correto pq a instância não tem casos adicionais mas para estar semanticamente correta deve incluir o contexto. Aqui se faz necessário uma meta-query para identificar que está incompleta e completar.
Depois da meta-query é necessário aplicar uma Algebra do Contexto no contra domínio das propriedades.
Exemplo: relações espaciais possuem funções built-in de acordo o contra domínio (tipo de dados)
Buscar sobre Algebra Temporal para suporte as operações com contexto
O usuário não precisa conhecer o domínio e não sabe que falta contexto para avaliar se o resultado da consulta está semanticamente correto. Quem conhece o domínio é o engenheiro do conhecimento que fez o mapeamento e com este mapeamento é possível identificar que a query estava incompleta.
A meta-query não impõe o limite e permite todas as respostas. A proposta fornece o arcabouço e não limita as opções de contexto. O esquema do CKG é extensível. O mecanismo do todas/melhor resposta possível usa este arcabouço. Meta-query é só uma terminologia mas a query consulta o mesmo KG, que foi estendido.
O KG H4 não é completo logo não é obrigatório responder todas as perguntas. Pode ser necessário acrescentar instâncias ao KG. Não devemos entrar nas questões de interface e navegação. A estratégia de exploração, com filtros, não é o nosso foco e sim o uso de contexto para completar as queries. A abordagem de completar com contexto daria o mesmo resultado sem interação, sem depender do que a interface de usuário da aplicação fornece em termos de filtro.
Comentei que usei o conceito de multi camadas de contexto para as operações de Integração de Contexto e Integração de Entidades.
1) Ilustrar o processo de meta-query é a prioridade
Identificar predicados e qualificadores presentes na query
Checar em relação ao mapeamento presente na camada de contexto
Completar a query
2) Ilustrar como integrar e verificar se vamos adotar o formalismo da CO
Comentários
Postar um comentário
Sinta-se a vontade para comentar. Críticas construtivas são sempre bem vindas.