Das leituras que fiz durante a minha pesquisa bibliográfica, a única abordagem que percebi que poderia ser aplicada para relacionar KG e redes sociais seria nas tarefas de fact-checking.
Os 3 artigos abaixo apresentam um modelo de Alegações Contextualizados usando a Ontologia Schema.org que separa a proposição (justificativa e representação formal), a declaração (expressão da alegação) e o contexto da declaração realizada. As declarações podem estar associadas a qualquer recurso online (blogs, redes sociais, sites da imprensa, etc ...). É o caso de análise de discurso para identificar "Quem disse o quê", "Quando disse", "Onde disse" e "Por que disse" bem como ter UMA justificativa na forma de proposição para o que é dito mas o modelo NÃO prevê o contexto das proposições para uma avaliação de sua veracidade (uso a revisão de sites de Fact-Checking).
A separação entre fato e alegação está definida da seguinte forma:
"the notion of a claim is fundamentally different from the notion of a fact as an atomic assertion in the first-order-logic sense. This is due to the inherent complexity of a claim, where its interpretation usually is strongly dependent on its context, such as its source, timing, or location."
Na análise da WD que fizemos identificamos Alegações que podem ser contraditórias entre si (Caso da capital de Israel por exemplo), associadas explicitamente ou não à marcadores de preferência, obsolescência e contradição, com suas respectivas justificativas. Usar a WD para análise do discurso dentro da hipótese de Dual OWA requer considerar o contexto das Alegações de ambos os lados. Não seria somente "Quando disse" mas também "Sobre quando disse" bem como explorar estas diferentes perspectivas que podem ter aparência de contradição quando houverem. Na análise de discurso nem sempre é uma questão de estabelecer uma
verdade, pode ser o caso de identificar e fundamentar uma disputa de
narrativas. Ainda assim, concluir que algo é verdadeiro para ser usado em uma ação, mesmo na ausência de contradição, não seria possÃvel sem uma camada adicional para definir polÃticas de confiança.
Tchechmedjiev, A., Fafalios, P., Boland, K., Gasquet, M., Zloch,
M., Zapilko, B., Dietze, S., Todorov, K., ClaimsKG: A Live Knowledge
Graph of Fact-Checked Claims, 18th International Semantic Web Conference
(ISWC19), Auckland, New Zealand, October 2019.
http://users.ics.forth.gr/~fafalios/files/pubs/ISWC2019_ClaimsKG.pdf
Gasquet, M., Brechtel, D., Zloch, M., Tchechmedjiev, A., Boland,
K.,Fafalios,P., Dietze, S., Todorov, K., Exploring Fact-checked Claims
and their Descriptive Statistics, ISWC Satellites 2019: 289-292.
http://users.ics.forth.gr/~fafalios/files/pubs/ISWC2019_Demo_ClaimsKG.pdf
Boland, K., Fafalios, P., Tchechmedjiev, A., Todorov, K., Dietze, S.,
Modeling and Contextualizing Claims, in Proceedings of the 2nd
International Workshop on Contextualised Knowledge Graphs, collocated
with 18th International Semantic Web Conference (ISWC2019), Auckland, 27
October, 2019. (PDF)
http://users.ics.forth.gr/~fafalios/files/pubs/CKG2019.pdf
Deste último artigo tem uma leitura comentada no Blog: https://versant-pesquisadedoutorado.blogspot.com/2022/12/modeling-and-contextualizing-claims.html e tem um exemplo de instanciação do modelo deles.
Os autores construiram um ClaimsKG como um KG para alegações (e seu contexto), entidades nomeadas nestes alegações (associadas a DBPedia), revisões das alegações por sites de Fact-Checking e links para as fontes. ClaimsKG foi gerado pela extração de dados de 14 sites com alta reputação de acordo com a comunidade de verificação de fatos.
O site é https://data.gesis.org/claimskg/
A ferramenta de Exploração não está trazendo resultados (testei Bolsonaro e covid)
https://data.gesis.org/claimskg-explorer/research
O EndPoint funciona mas é preciso entender melhor o modelo em RDF
https://data.gesis.org/claimskg/sparql
Evento Contextualized Knowledge Graphs na ISWC 2019
ResponderExcluirhttps://data.gesis.org/claimskg-explorer/research não está mais no ar. Deu erro!
Dataset: KG com Alegações Contextualizadas extraÃdos de sites de Fact-Checking. O Contexto se aplica ao enunciado da alegação (quem disse, quando disse, onde está descrito o que foi dito, etc ...) mas não se aplica ao conteúdo da alegação, ou seja, ao que foi dito. Não possuem Alegações Contextualizadas que serviriam como justificativa para outras alegações.