No dia 27/03/2023 realizei uma apresentação interna sobre o conceito Best Possible Answer para o professor Hermann. Segue o vídeo:
Comentários:
H: Abdução a partir da evidência selecionar a hipótese mais apropriada. Caminho contrário da Dedução. É necessário para o processo exploratório.
D: Cada alegação contextualizada do KG seria uma evidência e a camada de confiança seria onde as hipóteses seriam avaliadas.
H: Qual a relação entre o Contexto e a Confiança? O contexto refina o conhecimento.
V: As alegações contextualizadas são a entrada para a Camada de Confiança e as políticas de confiança podem utilizar o contexto. Exemplo da população do Brasil em 2010 de acordo com o IBGE.
D: Proveniência também é contexto
H: Artigos sobre aplicações móveis que usam Ontologias Contextualizadas, ou seja, Ontologias de Domínio vinculadas a Ontologias de Fundamentação (links a seguir). A álgebra de contexto permite realizar operações de junção de mais de um contexto e operações internas dentro do mesmo contexto (mais geral, mais específico, refinar, estender), formalizando a manipulação dos objetos de contexto e resolvendo eventuais ambiguidades. O mapeamento é uma função para relacionar ("funtor").
D: Utilizar esta álgebra para realizar a junção das dimensões de contexto. Identidade seria contexto?
H: Dois objetos são iguais se foram iguais dentro do mesmo contexto.
D: Identidade para definir uma igualdade contextual
H: SameAs Dual não é Identidade. Cada Contexto pode ter uma Identidade.
H: Combinações de contexto: Location-Temporal por exemplo mas pode ser Axiomaticamente definido como padrão que qualquer combinação seja recuperada
H: Operadores Qualitativos (advérbios) são mapeados na Álgebra de Ontologias que depois são mapeadas em queries e isto precisa ser explicado para o usuário na resposta
D: Dentro do ciclo exploratório a explicação ajuda ao usuário a realizar uma nova consulta
S: Ainda não conseguimos discutir o tipo de interação que justifique o Best. O objetivo era tentar dar somente um "tiro" ou pelo menos reduzir as interações ao completar as consultas com o contexto. O usuário continuar com o ônus de avaliar qual é A MELHOR em função de qual seria o uso para a informação.
Artigos indicados pelo Hermann sobre Ontologias Contextualizadas
https://scholar.google.com.br/citations?view_op=view_citation&hl=pt-BR&user=eQP-Ez8AAAAJ&citation_for_view=eQP-Ez8AAAAJ:WF5omc3nYNoC
https://scholar.google.com.br/citations?view_op=view_citation&hl=pt-BR&user=eQP-Ez8AAAAJ&citation_for_view=eQP-Ez8AAAAJ:IjCSPb-OGe4C
https://scholar.google.com.br/citations?view_op=view_citation&hl=pt-BR&user=eQP-Ez8AAAAJ&citation_for_view=eQP-Ez8AAAAJ:qjMakFHDy7sC
O documento base para a apresentação está aqui
Feedback Sérgio:
ResponderExcluir1. Veronica ainda faz apresentações verborrágicas
2. O BEST ainda não está claro qual é a abordagem. A melhor resposta possível abrange tudo que é possível responder dada a query e a instância do KG.
3. A abordagem é stateless? Sim. Mas dentro de um processo de exploração.
4. A camada de confiança não é nossa e não está no KG. Nós vamos fornecer insumos para as políticas de confiança que usarem informações de contexto.
5. BEST ou ALL Possible Answers. Dada uma definição de contexto é possível responder tudo o que está previsto para aquele contexto, ou seja, a resposta é completa mesmo que o KG seja incompleto e a consulta seja incompleta.
6. A noção de completude da resposta depende das limitações da própria abordagem.
7. Mostrar que é possível estender o esquema do CKG para contemplar novos contextos.
8. Polivocal e o papel da pessoa ser o contexto para interpretar a narrativa dela (Ronald Reagan, Arnold Schwarzenegger, presidente da Ucrânia)
9. Usar o CKG para explicar as disputas de narrativas. O frame estabelece um contexto.
10. Teoria de Equivalências.