Quality of Experience (também QoE ou QoX)
Quality of experience (QoE) is defined by the ITU-T as “the overall acceptability of an application or service, as perceived subjectively by the end-user” (ITU-T, n.d.).
Diferente de QoS (Quality of Service)
Medida subjetiva (satisfação é individual da pessoa e no nosso caso da tarefa que motiva a busca por informação)
Satisfação do Usuário em relação a necessidade de informação: satisfação é booleana (assim como a confiança)?
( ) Satisfeito ( ) Não satisfeito
OU
( ) Muito Satisfeito ( ) Satisfeito ( ) Pouco satisfeito ( ) Insatisfeito
Considerando Information Seeking, poderia converter em Usou ou Não usou a informação para tomar a decisão? A informação atendeu ou não atendeu para cobrir o gap de conhecimento?
Cenários para a "melhor resposta"
1) o KB não tem resposta (O Oráculo não sabe tudo!):
Melhor resposta: informar ao usuário que não é possível atender (NR - Não Resposta)
Usuário satisfeito? Não
2) O KB tem respostas (O Oráculo vai te ajudar!)
Usuário satisfeito? ( ) Sim ( ) Não
2.1) A pergunta e a tarefa estão representadas no KB
Melhor resposta: resposta exata e justificada (contextualizada) (RE - Resposta Exata)
2.2) A pergunta está representada no KB mas a tarefa não foi informada
Melhor resposta: respostas possíveis, por tarefa, justificadas (contextualizadas) (RP - Respostas Possíveis)
2.3) A tarefa está representada no KB mas a pergunta não está
Melhor resposta: respostas possíveis, por pergunta, justificadas (contextualizadas) (RP - Respostas Possíveis)
3) Talvez o KB tenha alguma resposta (O Oráculo quer te ajudar!)
Usuário satisfeito? ( ) Sim ( ) Não ( ) Parcialmente
3.1) Nem a pergunta e nem a tarefa estão representadas no KB
Melhor resposta: respostas aproximadas justificadas (contextualizadas) (RA - Respostas Aproximadas)
3.2) A tarefa não foi especificada e a pergunta não está representada
Melhor resposta: respostas aproximadas justificadas (contextualizadas) (RA - Respostas Aproximadas)
Métricas
Taxa de resposta de consultas (TR):
RAs + RPs + RE / Total de consultas
Taxa de sucesso nas respostas (SR):
(RAs x Satisfeito) + (RPs x Satisfeito) + (RE x Satisfeito) + (RAs x Parcialmente x 0.5) / RAs + RPs + RE
QoE level:
Satisfeito x A + Parcialmente Satisfeito x B + Insatisfeito x C / Total de consultas
Como a KB não é completa, podemos fazer A > B > C e A + B + C = 1
Se a TR menor que X, Oráculo está rejeitando consultas pq: (1) o KB ainda é muito incompleto; (2) o usuário tem necessidades de informação que o KB não cobre.
Se SR menor que X, Oráculo não está ajudando pq: (1) o KB ainda é muito incompleto; (2) o usuário tem necessidades de informação que o KB não cobre e; (3) o usuário não confia nas justificativas referentes as respostas
- Contras: requer feedback de usuário
- Pró: não requer gabarito das resposta como as métricas de Precisão, Cobertura, F1 e derivadas
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